Como nos Organizamos

O Instituto Camará Calunga se articula em duas linhas complementares:

Dispositivos de Gestão Institucional:

são as estruturas administrativas e organizativas do Instituto, conforme estabelecido no Estatuto Social da organização:

  • Assembleia Geral
    É o órgão máximo do Camará, dentro dos limites legais e estatutários, tendo poderes de decisão de assuntos relevantes e imprescindíveis pelo Instituto e suas deliberações obrigam todos os associados, ainda que ausentes ou discordantes.
  • Associado Participante
    Crianças, adolescentes, jovens, familiares e pessoas das comunidades que frequentam as atividades do Camará e participam das Assembleias Comunitárias, devendo fazer o seu cadastro contendo dados pessoais, familiares e escolares.
  • Diretoria Executiva
    Composta por presidente, vice presidente, diretora administrativo-financeira e diretor técnico são os responsáveis legais do Instituto e cumprem as disposições estabelecidas no Estatuto Social.
  • Conselho Fiscal
    Órgão fiscalizador da gestão financeira, com atribuições descritas no Estatuto Social.
  • Conselho Consultivo
    Órgão de aconselhamento e análise de contexto, produz recomendações à diretoria executiva, conforme atribuições descritas no Estatuto Social
Dispositivos de Gestão Participativa:

são estruturas deliberativas da atuação do Instituto Camará Calunga, compostas por todos os atores envolvidos no funcionamento e atuação da organização. Além de espaços de tomada de decisões, são estruturas educativas e de promoção de valores como coletividade, solidariedade e pensamento crítico: 

  • Grupo Técnico Gestor
    Composto por educadores sociais que tem por objetivo planejar, monitorar e avaliar as ações educativas, culturais e de cuidado desenvolvidas pelo Instituto.
  • Assembleias Comunitárias
    Encontros semanais nos territórios de atuação do Instituto, tem por objetivo promover e sustentar espaços coletivos e comunitários de análise do cotidiano e promover recomendações para o atendimento aos direitos da população.
  • Comissões nos Territórios
    Dispositivo de participação direta dos moradores dos territórios de atuação do Camará em processos de organização coletiva e tomada de decisões, em articulação com a gestão do Instituto.
  • Equipe Técnica
    Composta por educadores sociais, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e arte-educadores, é responsável pela execução das ações educativas, culturais e de cuidado desenvolvidas pelo Instituto.
×