O Instituto Camará Calunga é uma organização da sociedade civil voltada para a promoção dos Direitos Humanos. Atua há mais de 20 anos com crianças e adolescentes de territórios de alta vulnerabilidade social localizados no município de São Vicente. Para isso, realiza atividades em grupo, como oficinas formativas, assembleias comunitárias, visita a espaços públicos, participação em conselhos de políticas públicas, entre outras ações.

Fundado em 8 de setembro de 1997 na cidade de São Vicente, SP, surgiu da iniciativa de um grupo de trabalhadores da área da saúde, educação, assistência social e representantes da sociedade local, interessados em contribuir para a promoção da cidadania e o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes. Atua nos espaços de formulação de políticas públicas e controle social, onde realiza pesquisas, sistematizações e formações de profissionais da rede de proteção social, bem como projetos e ações educativas, artísticas e culturais em regiões periféricas da cidade.

Desenvolve projetos e programas no campo da educação, cultura, saúde e assistência social, tendo sido apoiado por Institutos, Fundações e Fundos Públicos: Instituto Childhood, Instituto HSBC, Instituto Credicard, Fundação Telefônica, Fundação Itaú Social, UNICEF – Criança Esperança, UNESCO – Criança Esperança, Petrobras, Ministério da Cultura, Fundo Estadual CONDECA/SP, Fundo Municipal CMDCA-SV, Fundo Municipal de Assistência Social, entre outros. É reconhecido nos espaços de sua atuação direta: judiciário, escolas, universidades, serviços de assistência social e territórios onde desenvolve suas ações.

De 2002 a 2012 integrou a equipe de consultoria que elaborou e implementou o Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Exploração Sexual no Território Brasileiro – PAIR, sob coordenação da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

O Instituto recebeu vários prêmios ao longo de sua história. Em 2015 recebeu o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, categoria Experiência, conferido pelo Movimento Nacional dos Direitos Humanos-MNDH, em reconhecimento às ações de promoção e defesa dos direitos humanos no Brasil. Em 2019, recebeu o 11º Prêmio Carrano de Luta Antimanicomial e Direitos Humanos e o VIII Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro. Em 2020 recebeu o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

×