Em construção

  • O Programa contou com a participação média anual direta de:
    – 150 crianças e adolescentes participantes diretos das ações;
    – 50 jovens e adultos participantes diretos;
    Indireta:
    – 150 adultos familiares participantes;
    – 30 trabalhadores sociais das políticas públicas municipais e regionais;
    – 400 crianças e adolescentes nos eventos de mobilização em defesa dos direitos humanos no município e na região.
  • Construiu e executou no ano de 2017 uma proposta de educação integral integrada entre educação formal e não formal chamada Polo Calunga de Educação Integral, promovendo experiências entre o Camará, a EMEF Republica de Portugal, a EMEF Constante Luciano Clemente Houlmont, a EMEIEF Vila Ema e a EMEF Lúcio Martins Rodrigues, com intuito de dar os primeiros passos para a produção de um Polo de educação Integral em São Vicente. Cada escola e OSC parceira tornou-se um Polo de educação Integral, desenvolvendo ações e propostas referenciais para o município e, principalmente, para o território na qual estão situadas a partir da formação dos professores em práticas de justiça restaurativa e resolução de conflitos e a entrada, em sala de aula, de um Coletivo Educador composto por crianças, adolescentes e educadores responsáveis por ocupar as salas de aula com propostas formativas críticas. A parceria entre escolas situadas em contextos sociais diferentes convidou a repensar as fronteiras da escola e as concepções e metodologias educativas para a produção de ações que possam provocar modos de convivência diferentes daqueles pautados pela violência e desrespeito e levar a integração entre estudantes, professores, educadores intra e entre territórios.
  • Metodologia sistematizada na publicação “Inspirações e Articulações: buscando caminhos para garantir os direitos da criança e do adolescente” da Fundação Itaú Social.
  • Finalista regional do Prêmio Itaú-Unicef: Parcerias em Construção em 2017 e foi finalista nacional do Prêmio Itaú-Unicef: Parcerias em Ação em 2018.
  • Foi reconhecido pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales e convidado a participar da Escuela de Posgrados en Infancias y Juventudes em Tegucigalpa, Honduras, em 2017.
  • Foi convidado a compor a programação cultural do Primeiro Fórum Mundial do Pensamento Crítico, em Buenos Aires, Argentina, com participação de delegação de 50 crianças e adolescentes, em 2018.
  • Foi convidado pela Universidade de Manizales a compor a programação da Bienal Latinoamericana de Infancias y Juventudes, em Manizales, Colombia, em 2019.
  • Foi convidado a apresentar metodologia na University of Novo México, EUA, em 2019, discutindo sua atuação no College of Population Health.
  • Recebeu o Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos, pela AMAERJ, em 2019.
  • Foi reconhecida pela Cátedra de Educação da Unesco como experiência de Participação Genuína com crianças e adolescentes, convidando para composição em grupo de trabalho de pesquisa que visa mapear essas experiências, em escala mundial.

×