Apresentação do Programa

Nossa Escola é em Todo Lugar é um programa de educação não-formal voltado, principalmente, para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos e suas redes de proteção. O programa foi desenvolvido por meio da metodologia criada pelo Instituto Camará Calunga, na cidade de São Vicente, litoral sul do estado de São Paulo.

A metodologia nasceu de leituras diagnóstica dos principais problemas enfrentados por crianças e adolescentes, realizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA do município. Uma experiência referencial que respondesse às demandas identificadas e ao contexto de violências urbanas vividas nos territórios vulnerabilizados foi, pela primeira vez, executada em 2016, com base no conceito de Educação Integral, envolvendo quatro dimensões principais: alfabetização física, cultural, ambiental e cognitiva.

Construída de modo participativo, contou com contribuições de Organizações da Sociedade Civil, Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde e Conselheiros de Direitos. Buscando encontrar respostas para maior integração do Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e dos Adolescentes, a proposta fomentou o diálogo sistemático sobre a função da escola, a qualificação dos processos educativos e a compreensão dos mecanismos de defesa de direitos.

Ao passo, principalmente, que a proposta promoveu a participação e a autonomia das crianças e dos adolescentes na defesa de seus direitos e nas decisões que afetam seus processos de desenvolvimento, o Instituto, com a participação nos dispositivos de controle social, contribuiu para a qualificação do sistema público de educação, monitorando e avaliando por meio de mobilização, debates e reflexões as políticas públicas da cidade.

O Instituto Camará Calunga implementou o programa em diversos territórios da região e o tem, atualmente, como programa matriz de seu trabalho, considerando-o como base conceitual e metodológica para os vários projetos e ações que desenvolve.

A metodologia foi alcançou a fase semifinal do Prêmio Itaú-Unicef, em 2017, chegou a final do prêmio nacional Itaú-Unicef ”Educação & Participação: parcerias em ação”, em 2018 e ganhou o VIII Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro – AMAERJ, na categoria Práticas Humanísticas,  em 2019;

×