Nos anos de execução do programa, as equipes responsáveis por sua implementação por meio de diversas ações e projeto construíram um conjunto de indicadores de monitoramento e avaliação que guiaram o processo de análise e acompanhamento do programa. Ao longo de sua execução, os indicadores foram revisados e aprimorados, alguns sendo descartados e outros criados conforme a trajetória dos participantes, os diferentes contextos dos territórios de atuação e da situação político-econômica do país, bem como as demandas e orientações de financiadores e parceiros, como órgãos públicos e internacionais.

Nos primeiros dois anos de execução, foram realizados relatórios trimestrais de acompanhamento junto ao CMDCA de São Vicente, corresponsável pela execução e acompanhamento do projeto. Nos relatórios constaram o relato dos encontros realizados com as crianças, adolescentes e suas famílias, bem como a avaliação e considerações sobre os caminhos a serem seguidos, a partir do diálogo realizado semanalmente nas assembleias comunitárias junto aos participantes e nas reuniões de equipe de educadores.
O documento era apresentado aos conselheiros e havia discussão acerca do desenvolvimento do programa na plenária do CMDCA. Posteriormente, quando o programa for incorporado ao cotidiano institucional, o monitoramento e avaliação passaram a ser realizada pela equipe de Gestão institucional em reuniões diárias e com as equipes dos projetos em execução a partir de uma reunião geral de equipe. As reuniões de equipe se propõem a avaliar continuamente e a planejar sistematicamente as ações e interferências do programa. Ainda, as assembleias comunitárias se tornaram formalmente dispositivos de gestão que tem a tarefa de monitorar, avaliar e produzir processos formativos ao mesmo tempo com crianças, adolescentes, familiares, equipe e integrantes da rede. O CMDCA e o Conselho Municipal de Assistência Social também foram espaços de troca, acompanhamento e produção de dados a partir das ações do programa e sua articulação com as diferentes políticas públicas do município, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A partir de 2020, junto ao programa Missão em Foco, do Itaú Social, com o intuito de fortalecer a missão institucional de OSC, foram produzidos indicadores de processo (a evolução geral das ações) e de resultado (os efeitos das ações). Tais indicadores tinham como direção elementos relacionados à vida escolar dos sujeitos, bem como a dinâmica de seus territórios, com evidências quantitativas que dizem respeito à implicação e comprometimento dos participantes: frequência nas atividades semanais, participação nas expedições culturais, presenças nas assembleias, apresentações e manifestações do bloco; As evidências qualitativas dizem respeito ao engajamento e transformações culturais e de atitudes dentre os participantes do projeto: respeito ao coletivo, leitura crítica do mundo e de seu entorno, participação mais ativa em ambiente escolar e familiar, disposição para compor e contribuir com os processos coletivos. Com relação às famílias, busca-se desenvolver maior
engajamento e participação de modo a incidir e produzir outras dinâmicas e relações interpessoais e familiares pautadas pela autonomia e respeito de seus integrantes.

×