O Programa tem uma série de atividades que buscam focar nas dimensões da alfabetização – algumas de maneira específica, outras de maneira interdisciplinar.

               Assembleias Comunitárias: encontros semanais nos territórios de atuação do programa, com a tarefa de produzir análise dos territórios, por meio de escuta qualificada de crianças, adolescentes, familiares e profissionais do SGDCA. É dispositivo principal de gestão participativa do Programa e do Instituto, como um todo.

               Oficinas de Alfabetização e Leitura / Grupo de Estudos: apresentar situações em que, ao ler e escrever, seja possível construir significado e dar sentido aos textos. As oficinas são realizadas por meio de rodas de leitura e escrita, com tópicos associados ao universo simbólico das crianças, lendo para as crianças ou em conjunto com elas.

               Oficinas Culturais: atividades musicais e artísticas como dança e teatro, com vistas a favorecer experimentações culturais, ampliando a percepção e sensibilidade, diversificando seus repertórios de referência em arte e valorizando suas produções territoriais, locais e ancestrais.

               Oficinas de Educação e Justiça Alimentar: atividades que busquem discutir a fome e o alimento, os sistemas alimentares e o Direito Humano à Alimentação Adequada, com vistas à alfabetização alimentar ecológica e comprometida com o respeito à terra. As oficinas podem ocorrer com debates e diálogos, e também por meio de experimentações culinárias, dentro da cozinha.

               Espaço do Brincar: envolve jogos, confecção de brinquedos e atividades lúdicas que contribuem para o desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo das crianças, fortalecendo a convivência, criatividade, espontaneidade, autonomia, por meio do livre brincar.

               Esporte Educacional: promovem a alfabetização física por meio de jogos e esportes que envolvam não só o desempenho corporal, mas a cooperação e a ludicidade, reconhecendo o corpo como principal propulsor e mobilizador da atenção dos sujeitos.

               Expedições Culturais: sob o princípio do direito à cidade e da educação em movimento, a atividade se concretiza em viagens de formação, passeios culturais ou de lazer, abrindo possibilidade para aprendizagem em territórios e espaços ainda não conhecidos, ou com acesso dificultado: parques, museus, teatros, cinemas, bibliotecas, conferencias, etc.

               Oficinas temáticas –  gêneros e sexualidades: encontros de convivência com adolescentes para discussão de temas pertinentes, buscando desconstruir preconceitos e promover respeito e convivência entre as diversidades de gênero e de sexualidade. Os encontros envolvem rodas de diálogo, cine debates, dinâmicas e jogos, além de contar com convidados especializados no tema.

×