Em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania do Governo Federal, o Instituto Camará Calunga inicia neste mês de abril um projeto social, voltado para adolescentes, que busca debater a pobreza menstrual e construir ações que avancem para garantir direitos e dignidade para adolescentes que menstruam na cidade de São Vicente.

O projeto que tem como nome “Corpo Livre, Ventre Vivo” vai selecionar 20 adolescentes entre 12 e 17 anos para realizar ações educativas, de cuidado, artísticas e culturais que pautem a dignidade menstrual em escolas e espaços públicos. Para participar do projeto e avançar na etapa de inscrição, os pré-requisitos, além da faixa etária, são: morar na cidade de São Vicente, estar disponível ao menos 2 vezes por semana no período da manhã e ser uma pessoa que menstrua.

As atividades com adolescentes começam no mês de maio, e os encontros serão todas terças e quintas das 9h às 11h, na sede do Instituto Camará Calunga. As atividades são gratuitas e começam em maio de 2024 e finalizam em março de 2025. O Instituto emitirá Certificado de Participação para concluintes do projeto.
Além das ações educativas, adolescentes vão produzir um material educativo para educadores e profissionais que se interessem em discutir o tema em seus lugares de trabalho e atuação, e também participarão de um documentário sobre a experiência.
Para mais informações, acompanhe as redes sociais do Instituto.

 

×