O dia 13 de julho é um dia muito importante para a luta dos direitos humanos no Brasil. Nessa data é celebrado o aniversário do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), estabelecido pela Lei nº 8069/1990, promulgada em 13 de julho de 1990. Essa luta só foi possível com a mobilização de grupos e coletivos organizados Brasil a dentro.

Garantir a lei no papel não é garantir o direito cotidiano. Diante deste fato, o Projeto Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo do Campo criou, em 1991, como estratégia de mobilização pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes o Bloco EURECA – Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente. A partir de 2006 o Camará realiza esta mobilização em São Vicente, articulado à Rede EURECA.

Em 2023 o Bloco Eureca Litoral foi às ruas de São Vicente com aproximadamente 1000 pessoas na defesa e promoção dos direitos humanos de crianças e adolescentes, celebrando os 33 anos do ECA no dia do seu aniversário. Com o tema “Contra o genocídio das várias infâncias: posso contar com você?”, o Instituto Camará Calunga articulou a região e promoveu o desfile do Bloco junto a importantes parceiros.

Conheça a Carta de Reconhecimento, legitimando o engajamento de cada participante na defesa intransigente dos direitos humanos de crianças e adolescentes nas ruas de São Vicente em 2023.

CARTA DE RECONHECIMENTO EURECA

Foto: Michelle Lima

 

 

 

 

×