Iniciativa do UNICEF, MPT e Instituto Camará mobiliza 32 adolescentes e jovens multiplicadores da Baixa Santista e do Vale do Ribeira para promover direitos das crianças e dos adolescentes

São Paulo, XX de outubro de 2020 – Prevenir todas as formas de violência contra crianças e adolescentes do litoral Sul de São Paulo e promover oportunidades de desenvolvimento para cada menino, cada menina. Esse é o objetivo da iniciativa Crescer com Proteção, uma parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (Unicef), Ministério Público do Trabalho (MPT), Instituto Camará Calunga e Agenda Pública. A iniciativa mobiliza 32 adolescentes e jovens, entre 13 e 21 anos, de oito municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, incluindo Cananéia, Ilha Comprida, Iguape, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente. O objetivo é discutir sobre direitos de crianças e adolescentes, promover a multiplicação desses conteúdos de jovem para jovem, além de buscar o aperfeiçoamento de políticas públicas, engajando gestores municipais e a sociedade da região.

“Promover a participação de adolescentes na discussão de suas realidades e na construção de propostas é essencial para termos políticas públicas acertadas”, afirma Adriana Alvarenga, coordenadora do UNICEF em São Paulo.
A partir de setembro, os adolescentes começaram a participar de encontros virtuais formativos sobre enfrentamento ao racismo, proteção de crianças e adolescentes, inclusão digital e segurança na internet, Lei da Aprendizagem, inclusão escolar, direito a cultura e ao esporte e alimentação saudável. Eles irão integrar os NUCAS (Núcleos de Cidadania de Adolescentes) em seus municípios com objetivo de mobilizar mais jovens e adolescentes para uma participação cidadã.
Segundo o coordenador do Instituto Camará Calunga, João Carlos Guilhermino da Franca, “a partir de suas realidades e experiências concretas, os jovens e adolescentes poderão incidir nas políticas públicas locais. Certamente, o município como um todo sai ganhando com essa escuta e participação das novas gerações”.

Para Gustavo Rizzo Ricardo, procurador do MPT em Sorocaba, a iniciativa representa uma oportunidade de conscientizar uma parcela importante da sociedade sobre os desafios do enfrentamentodo trabalho infantil, uma forma de violência que traz impactos relevantes ao desenvolvimento físico, emocional e psicossocial de crianças e adolescentes. “A participação ativa dos jovens no entendimento e disseminação de temas tão importantes, como o combate ao trabalho precoce, contribui para a construção de um futuro melhor e mais justo”.

Sobre o Crescer com Proteção – Iniciada em 2020, a iniciativa Crescer com Proteção visa proteger crianças e adolescentes contra todas as formas de violência e garantir seu pleno desenvolvimento. Lançada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Agenda Pública e o Instituto Camará Calunga, acontece em oito municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista e do Vale do Ribeira: Cananéia, Ilha Comprida, Iguape, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente.

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Saiba mais em www.unicef.org.br Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Sobre o MPT – O Ministério Público do Trabalho (MPT) tem como atribuição fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista quando houver interesse público, procurando regularizar e mediar as relações entre empregados e empregadores, seja no âmbito judicial ou administrativo. Compete também ao MPT propor as ações necessárias à defesa dos direitos e interesses das crianças, dos adolescentes, dos incapazes e dos indígenas, decorrentes de relações de trabalho.

Sobre o Instituto Camará Calunga – O Instituto Camará Calunga foi fundado em 1997 na cidade de São Vicente e tem como principal objetivo defender e promover os direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes. Atua em processos de formação a partir da realidade de seus participantes, desenvolvendo questões como coletividade, cidadania e pensamento crítico. Seu trabalho, reconhecido internacionalmente, foi condecorado com o XVIII Prêmio Nacional de Direitos Humanos, o 11º Prêmio Carrano de Luta Antimanicomial e Direitos Humanos e o 8º Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos. É apoiado por organizações públicas e privadas, como a Fundação Itaú Social.

Mais informações
UNICEF Brasil
Mélanie Layet, (11) 98375-5610, mlayet@unicef.org
MPT
Rafael Almeida, (19) 99607-3623, rafael.almeida@mpt.mp.br
Instituto Camará Calunga
Guilherme

×