O projeto ‘Nossa Escola em Todo Lugar’ desenvolvido em parceria com a EMEF Lúcio Martins Rodrigues, na Vila Margarida, em São Vicente, deixou o Camará entre os 96 finalistas da 12ª Edição do Prêmio Itaú Unicef. Com o tema ‘Educação Integral: Parcerias em construção”, a iniciativa reconhece e estimula parcerias para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes entre organizações da sociedade civil e escolas públicas de todo o Brasil. Ao final da disputa, que deve ocorrer em dezembro, quatro selecionados receberão R$ 100 mil de premiação cada.

“Já esperávamos ficar entre os 90 finalistas. Não foi uma surpresa. Estamos muito confiantes em receber o prêmio nacional. Quando decidimos nos inscrever essa era a perspectiva”, comentou João Guilhermino de Franca, coordenador do Camará. O projeto ‘Nossa Escola em Todo Lugar’ é realizado há um ano e meio. A iniciativa é financiada pela Fundação Itaú Social e trabalha o conceito de educação integral atendendo 100 crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e seus familiares.

“Em 2017 avançamos muito. Conseguimos incluir a parceria no plano de gestão da escola. Um processo difícil e demorado. Embora percebemos certa fragilidade no trabalho com a escola, o trabalho com as famílias e crianças fluiu bem”, destacou João. “O processo é de juntar a educação formal com a formação educacional não formal com práticas e experiências que a gente produz”.

Para João, estar entre os finalistas do Itaú Unicef com o projeto que envolve uma escola que atende uma das comunidades mais precárias de São Vicente é significativo. “É uma escola estereotipada, com Ideb baixíssimo e inserida em uma região que tem os maiores índices de violência”, comentou.

×