14 mulheres dos territórios do Quarentenário, Sambaiatuba e Vila Margarida participaram de uma formação em Práticas Culinárias e Manipulação de Alimentos. A iniciativa foi realizada pelo Instituto Camará Calunga com suporte da extensão “Saberes e Sabores: A nutrição em diálogos” da Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista. Essa também será a entidade responsável em emitir os certificados a todas que participaram do processo.
A iniciativa surgiu a partir da Comissão de Apoio as Famílias nos Territórios, na qual algumas mulheres se prontificaram a receber, organizar e distribuir alimentos recebidos durante a quarentena para as famílias cadastradas e acompanhadas pelo Camará. A proposta também foi apresentada nas assembleias comunitárias e cada interessada escreveu uma carta de apresentação, indicando suas expectativas e motivações.
Durante 10 semanas as participantes tiveram encontros semanais, em que tratavam dos temas propostos e definiam tarefas práticas para serem concluídas até a aula seguinte. Ao longo da semana compartilhavam as experiências através de um grupo de WhatsApp. Elas contaram com material de apoio que era entregue em suas casas, evitando que se expusessem a contaminação por Covid-19. Com o encerramento dessa formação, o grupo está se organizando para apontar os próximos passos, como a realização de uma nova turma e o aperfeiçoamento do aprendizado que tiveram até aqui.
Comentários