Em Pauta é uma coluna que irá dialogar sobre as assembleias comunitárias articuladas pelo Instituto Camará Calunga. Será publicada aos sábados, no site do Camará. Acompanhe!

No lançamento da nossa coluna você poderá conhecer um pouco das pautas e desdobramentos da Assembleia Comunitária do Quarentenário, que acontece toda segunda-feira às 19h.

A assembleia comunitária do território do Quarentenário surgiu em 2009, a primeira do Instituto Camará Calunga. Desde então este é o dispositivo de grupo no qual crianças, adolescentes, jovens, adultos e educadores discutem sobre os temas de maior importância para o coletivo e, juntos, inventam estratégias, tomam decisões democraticamente. As pautas são trazidas por todos/as, e a partir delas fazemos análises sobre o território e seus componentes (escola, saúde, moradia, alimentação etc). Também construímos em assembleia o planejamento de nossos encontros e ações do projeto em execução naquele momento.

Este ano fomos contemplados pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) de São Vicente, para a execução do Projeto “Um tanto Calunga: Aventuras de Crianças e Adolescentes a partir de seu território”. Proposta criada do desejo dos/as integrantes do coletivo do Quarentenário e escrita também com a contribuição das crianças e adolescentes deste território.

No mês de fevereiro gestou-se em assembleia a invenção do “Encontro Notúrnico”, espaço virtual de convivência do coletivo destinado à assistir vídeos, compartilhar leituras e contar histórias. O encontro acontece às sextas-feiras das 23h00 às 01h00, horário sugerido pelo grupo a fim de incluir a presença dos jovens e adultos que estudam e/ou trabalham, bem como o desejo das crianças em aventurar-se em um horário (in) comum.

Foi durante uma “aventura notúrnica” que surgiu a ideia de retomar o “Cineclube Camará”, a fim de assistirmos juntos (de maneira virtual, via google meet) filmes que possam disparar discussões e novas ideias de ação dos/nos grupos. De volta à plenária da assembleia comunitária, a proposta foi aprovada e estendida aos demais territórios e grupos camaradas.

A primeira sessão de cinema aconteceu no último sábado, 13 de março, o filme exibido foi o clássico brasileiro Central do Brasil, que nos representou no Oscar em 1999 com as indicações para as categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (Fernanda Montenegro). Ao final do filme realizamos um debate, a fim de compartilhar as impressões sobre obra. Foi então que surgiu a ideia de trocarmos cartas entre nós, para possibilitar a participação dos que neste momento estão sem acesso à internet e/ou aparelho eletrônico para ingressas nas atividades virtuais do Camará.

De volta ao coletivo ampliado presente na assembleia, fundou-se o “Correio Camarada”. Os participantes da plenária compartilharam suas histórias e memórias com a escrita e envio de cartas. Este meio de comunicação e relacionamento por vezes desvalorizado e desprezado nos dias atuais, tornou-se nossa mais nova estratégias para estar juntos neste momento em que os encontros presencias são impossíveis. Quanta presença pode haver numa carta? As histórias ali compartilhadas nos mostram que muita! A unidade física do Correio da Liberdade será na casa da Olga e Maria Eduarda, integrantes do coletivo e membras da Comissão de Apoio às Famílias do território do Quarentenário. Todos/as poderão postar e receber suas cartas por lá, e há planos de ampliação desta rede de Correios para os demais territórios camaradas!

Nossa assembleia e demais espaços de encontro virtuais seguem funcionando à todo vapor, inventando estratégias para manutenção dos vínculos e enfrentamento do agravamento das desigualdades sociais em tempos árduos como o que vivemos. Para seguir por dentro de nossas aventuras e invenções acompanhe as redes sociais do Instituto Camará Calunga.

×