JOVENS MOBILIZADORES CUMPREM DESAFIO ”PREVENIR TODAS AS FORMAS DE VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS” DO GUIA DE MOBILIZAÇÃO DE JOVENS E ADOLESCENTES DA INICIATIVA CRESCER COM PROTEÇÃO

Nas últimas décadas, o Brasil registrou importantes avanços no enfrentamento às violências que afetam crianças, adolescentes e jovens. Eles foram possíveis graças a um conjunto de conquistas legais, dentre as quais se destacam o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e o Estatuto da Juventude (2013). Porém, as desigualdades sociais do país colocam em risco essas conquistas, sobretudo, a vida dos jovens. Ao comparar a situação deles com o conjunto da população brasileira, é possível observar que compõem a parcela mais afetada pela pobreza, desemprego e violência. Além disso, fatores como a identidade étnico-racial, de gênero, a orientação sexual, ter alguma deficiência e o território em que se vive implicam diretamente na chance de crianças e jovens sofrerem violências. Nesse sentido, criar espaços para reconhecer, discutir e pensar ações é um passo fundamental para superar todas as formas de violência (física, psicológica, sexual, institucional, entre outras). Falar sobre o contexto em que vivemos, as relações que mantemos e como elas afetam o nosso jeito de se relacionar com os outros pode nos ajudar a rever como reproduzimos as violências e como podemos nos proteger delas

Para entender essas questões, os jovens mobilizadores da Iniciativa Crescer com Proteção realizaram nos últimos meses um ciclo de atividades acerca do tema. A proposta desta atividade foi reconhecer as violências que existem em cada território, muitas das quais nem nos damos conta.
O grupo refletiu e se expressou por meio de diferentes linguagens artísticas como fotografia, teatro, música e dança, para pensarem quem são e como são marcados por suas experiências de vida. O processo coletivo de produção permitiu perceber e reconhecer como os diversos tipos de violência se relacionam e/ou se sobrepõe a vivência da juventude nas 8 cidades participantes do projeto. As juventudes são diferentes, mas passam por muitas experiências em comum. Buscando expandir essa reflexão, foram desenvolvidos ”Questionários sobre Juventudes e Violências”. A ideia dos questionários é a de coletar informações sobre como a juventude nas cidades participantes da Iniciativa percebem as principais violências de seus territórios, identificando possíveis causas e quais pessoas, grupos ou instituições podem ser acionados para superá-las.

Com os questionários prontos, os mobilizadores contaram com a ajuda dos articuladores da iniciativa em seus municípios para organizar modos de divulgar o material para mais pessoas. Os articuladores se mostraram receptivos e dispostos a apoiar o grupo nessa e em outras ações. Como reafirmam Tayná e Thais, assistentes sociais e Isabelli Benetti, gestora da assistência social e articuladora do Crescer com Proteção, ambas de Ilha Comprida: “Gostaríamos de parabenizar todos os adolescentes que estão envolvidos e garantir para vocês nosso apoio na promoção e garantia de direitos humanos de adolescentes e jovens, especialmente em ações de enfrentamento de todas as formas de violência em nosso município!”

A ideia é que os resultados obtidos pelos questionários sirvam para que os Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e os articuladores possam propor espaços de diálogo com outros jovens e pensar conjuntamente formas de enfrentar os diversos tipos de violências no Litoral Sul de São Paulo.

Você que tem entre 13 e 21 anos e mora em São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Cananéia, Iguape ou Ilha Comprida, ainda pode responder ao questionário e fortalecer conosco o combate aos diversos tipos de violência! Se quiser compor os NUCAs dos municípios, também é só dar um toque que os jovens mobilizadores vão conversar com você!

Acesse o link de sua cidade abaixo e participe:
Cananéia, Iguape e Ilha Comprida:
https://docs.google.com/forms/d/1nUT7_zYu6D707TY7PGzdRHQ4QU1k3mw8uEemZKKxiQc/prefill

São Vicente e Praia Grande:
https://docs.google.com/forms/d/1wHJizbEtzAjwd5WDJjFHmG3X4WgzAx3zo_jacqaM6MI/prefill

Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe:
https://docs.google.com/forms/d/1Aj7MGul1EEfh8wg9esX3vqixIDsa7RU00XPPsHHDHso/prefill

Quer conhecer o Guia de Mobilização de Jovens e Adolescentes da Iniciativa Crescer com Proteção? Acesse:
https://www.unicef.org/brazil/relatorios/guia-para-mobilizacao-de-adolescentes-e-jovens-crescer-com-protecao

×