Convivência

O Instituto Camará Calunga executa o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da política de Assistência Social, em territórios  de referência dos CRAS São Vicente, CRAS Jóquei Clube e CRAS Vila Margarida.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos oferece um espaço coletivo de convivência social voltada ao desenvolvimento de potencialidades dos jovens e formação educativa para a atuação crítica e participativa na sociedade. Orienta-se pela a valorização de experiências corpo a corpo, a expressão e a comunicação social. A proposta é realizar ações de mobilização social fundamentadas nas temáticas de promoção e defesa de direitos humanos de crianças e adolescentes, sendo estes temas os disparadores do processo de organização dos eventos e da trajetória educativa dos participantes. Conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, reimpressão 2014, o serviço se realiza em grupos, organizados a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território. Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social.

Deve prever o desenvolvimento de ações intergeracionais e a heterogeneidade na composição dos grupos por sexo, presença de pessoas com deficiência, etnia, raça, entre outros. Possui articulação com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), de modo a promover o atendimento das famílias dos usuários destes serviços, garantindo a matricialidade sociofamiliar da política de assistência social.

Está organizado por faixas etárias e pelos seguintes eixos orientadores:

  • Convivência Social;
  • Direito de Ser;
  • Participação.

A metodologia adotada reconhece as crianças e adolescentes como sujeitos políticos que atuam na vida macro política da cidade e da sociedade, investe em experiências em que elas exercitem reivindicações pelos seus direitos e assumam papéis de fala resistindo ao espaço de subalternização que a marginalidade social as impõe.

Habilidades

Postado em

25/11/2020

×