Crescer com Proteção

No segundo semestre de 2020 o Instituto Camará Calunga firmou parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Adolescência (Unicef) e com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para coordenar a mobilização de adolescentes da iniciativa Crescer com Proteção. Esta ação tem por objetivo prevenir toda forma de violência contra crianças e adolescentes. Ao todo, são 32 participantes dos municípios de São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Iguape, Ilha Comprida e Cananeia, com idades entre 13 e 21 anos.

Devido ao Covid-19, eles participam de encontros virtuais formativos sobre enfrentamento ao racismo, proteção de crianças e adolescentes, inclusão digital e segurança na internet, Lei da Aprendizagem, inclusão escolar, direito a cultura e ao esporte e alimentação saudável. Eles irão integrar os NUCAS (Núcleos de Cidadania de Adolescentes) em seus municípios com objetivo de mobilizar mais jovens e adolescentes para uma participação cidadã.

A partir de suas realidades e experiências concretas, os jovens e adolescentes poderão incidir nas políticas públicas locais. “Os municípios como um todo saem ganhando com essa escuta e participação ativa das novas gerações”, reforça João Carlos Guilhermino da Franca, membro do Coletivo Gestor do Instituto Camará Calunga.

 

Arquivos relacionados:

Inventário das Juventudes do Litoral Sul e Vale do Ribeira (SP) – Instituto Camará Calunga


Boletim #JuventudePresente – edição 01

Boletim #JuventudePresente – edição 02

Boletim #JuventudePresente – edição 03

Boletim #JuventudePresente – edição 04

 

Podcast Juventude Presente

Habilidades

Postado em

25/11/2020

×