Democratizar a informação sobre o racismo, abordar e trabalhar a questão do empoderamento feminino da mulher negra na infância, juventude e fase adulta a partir de um processo formativo com meninas crianças e adolescentes para conceber e circular o espetáculo de dança Coisa de Preta em espaços públicos de diferentes espaços da cidade.
Esse é um dos objetivos do projeto cultural contemplado no Concurso de Apoio a Projetos Culturais de Montagem e Circulação de Espetáculos, Festivais de Artes, Feiras e Exposições Itinerantes, Formação e Arte-Educação, Audiovisual e Publicação de Obra Literária Inédita de São Vicente. No total, foram 13 contemplados, entre eles, o Instituto Camará Calunga com o espetáculo.
A justificativa principal do projeto reside no fato de que o racismo e o machismo são comportamentos historicamente construídos que se expressam, sobretudo, no cotidiano da sociedade brasileira, atingindo crianças, jovens e adultos, que, sendo assim, são sujeitos políticos que demandam espaços de convivência e escuta para desenvolver pensamento crítico e se organizarem para a ação coletiva.
Pautado na educação feminista o espetáculo proposto abordará essas questões por meio das linguagens da dança, música e áudio visual tendo como ponto fundamental a visibilidade e empoderamento dos sujeitos negros e mulheres, a fim de contribuir para a equidade social.
A produção cultural no Instituto Camará é um meio fundamental para o exercício da cidadania crítica e participativa, e a história do trabalho com dança começa na instituição em 2001. De acordo com Valéria Alves, pedagoga, bailarina e diretora técnica do Camará todos os processos do grupo de dança seja para construção do tema, das coreografias ou espaços ocupados são analisados e realizados coletivamente. Pautados nas histórias reais de vida de cada participante.
O Projeto Coisa de Preta conta com uma equipe multidisciplinar e os encontros acontecerão na sede do Instituto e na Escola Lucio Martins Rodrigues, localizada no território da Vila Margarida. A exibição do espetáculo se dará no CEU das Artes -Humaitá, CAMP – Rio Branco; EMEF José Meirelles – Quarentenário; EMEF Professor Lúcio Martins Rodrigues – Vila Margarida SEST-SENAT – Náutica.
Aguardem mais novidades.

×