O Instituto Camará Calunga inicia planejamento do Seminário Calunga das Infâncias: Territórios em Transe, com objetivo de criar um espaço de diálogo, troca de experiências, apresentações artístico-culturais e produção de pensamento crítico, partindo de saberes populares e acadêmicos acerca da situação atual das infâncias brasileiras nas suas diversas realidades e dimensões, bem como discutir a concepção hegemônica de infância que a coloca em um lugar estritamente protetivo, ignorando a possibilidade desta de agir política e historicamente.
Desta forma, pretende fortalecer as redes locais comunitárias, de pesquisa acadêmica e de trabalhadores e gestores da rede de garantia de direitos humanos, tendo como mobilizador o Instituto Camará Calunga e moradores de territórios vulnerabilizados do município de São Vicente.
A intenção é que o seminário provoque estudantes, professores e trabalhadores da área da infância e da juventude no sentido de deslocar o olhar destes em relação aos públicos que atendem, convivem, estudam e pesquisam. As crianças e jovens construirão coletivamente o seminário, aprofundando as reflexões em andamento com os coletivos integrantes do Instituto e trazendo outras perspectivas e experiências e assim deslocando seus olhares para os territórios em que vivem.
Como um passo importante desse planejamento, a proposta do Seminário foi inscrita no edital “70 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS”. do Fundo Brasil de direitos humanos, o resultado sairá dia 27 de junho.
Comentários