18 DE MAIO – DIA NACIONAL DO ENFRENTAMENTO AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL.

Por que o dia 18 de maio é um dispositivo de formação e mobilização social para o Camará?

Muito da nossa história se entrelaça com a luta marcada por esse dia. O Camará foi fundado por trabalhadores e militantes da Luta Antimanicomial e Movimentos da Infância. Nestes mais de 20 anos de existência vem desempenhando ações de âmbito local, regional e nacional que tem influencia dessa temática.

O 18 de maio, data que marca essa luta, se faz um dispositivo de formação para do diálogo, o pensamento crítico a respeito de como cuidar das pessoas que se encontram nessas posições vulneráveis. Anualmente, todos os coletivos do Camará passam por esses processos e promovem encontros e eventos para marcar e pautar essa luta na agenda da política pública da Cidade, da Baixada Santista, do Estado e do Brasil.

​A Pedagogia Social e a Educação Popular, no campo da educação, e o Acompanhamento Terapêutico, no campo da saúde, foram adotadas como referências teórico-metodológicas para a prática nos territórios. Desde sua fundação, O Camará compreende a importância de integrar as instâncias de formulação e controle social de políticas públicas, bem como contribuir com a construção de referências metodológicas e educação permanente de trabalhadores sociais.

×