Caros camaradas calungas,

Com muita estima, queremos apresentar um pouco da trajetória do EURECA e convidar vocês a construírem conosco a participação ativa de crianças e jovens!

O Bloco EURECA – Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente é fruto da mobilização de crianças, adolescentes e jovens. Quando a infância e a adolescência eram regidas pelo Código de Menores, muita luta foi necessária para acabar com essa lei que prendia e muitas vezes levava à morte.

Apoiado por movimentos e educadores populares, surgiu o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua. Esta história é contada no filme de Tânia Quaresma – ”Crianças Abandonadas”, importante registro histórico do nosso país. O MNMMR organizou nas ruas as crianças e adolescentes, até o momento que marca o auge desta luta: a ida de caravanas de ônibus do movimento, de diversas localidades do país, para o planalto central exigindo o fim do código de menores, conquistando o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

Consagrada esta legislação própria às crianças e adolescentes, agora reconhecidas como sujeitos de direitos, um desafio cotidiano prevalece até hoje: como garantir estes direitos? Como popularizar quais são estes direitos? Como construir no cotidiano estes direitos?

Diante do desafio de construir uma nova cultura, de construir uma nova forma de escutar e dialogar com crianças e adolescentes, o Projeto Meninos e Meninas de Rua (PMMR) de São Bernardo do Campo criou, em 1991, o Bloco EURECA, como instrumento de mobilização acerca dos direitos de crianças e adolescentes.

O EURECA é uma ferramenta de formação e mobilização: o tema é escolhido anualmente, bem como a construção do samba enredo, das alas e de todo o processo formativo que leva ao desfile do Bloco.

O Bloco acontece em três regiões, contando com uma coordenação articulada em todo o processo: São Bernardo do Campo (PMMR), Sapopemba (CEDECA Sapopemba) e São Vicente (Instituto Camará Calunga). Cada uma destas organizações mobiliza em sua região coletivos e instituições que tenham disposição de sustentar uma escuta ativa e um processo de formação crítica e mobilização de crianças e adolescentes.

O tema desse ano é ”Eu preciso respirar! Entre pandemias e desgoverno, a luta é o nosso oxigênio!

O desfile do EURECA Litoral acontecerá no dia 28 de agosto, na área continental de São Vicente, das 9h às 13h.

Convidamos a todos que defendem os direitos humanos a compor o Bloco. Estamos à disposição para conversar com quem quiser sobre o processo e construir com crianças, adolescentes, jovens e adultos a participação no Bloco!

“Na luta é que a gente se encontra”.

Abraços camaradas,

Instituto Camará Calunga

link para o filme ”Crianças Abandonadas”: https://www.youtube.com/watch?v=_VPL6-hSJbY

link para mini documentário sobre o EURECA feito pelo CEDECA Sapopemba: https://www.youtube.com/watch?v=kng92NsQHh8