O mundo lá sempre a rodar e em cima dele tudo vale. 
Quem sabe isso quer dizer amor.
Estrada de fazer o sonho acontecer”
– Milton Nascimento

Depois de alguns anos resistindo de incessantes ataques à democracia e a uma pandemia de escala global que nos isolaram em nossos territórios e afetaram a vida de milhões de pessoas, mas nos fizeram, também, inventar novos jeitos de nos organizar e fortalecer nossos laços comunitários e de camaradagem, temos agora uma brecha para respirar e a oportunidade de apresentar, para outras experiências de defesa dos direitos humanos do mundo, o que viemos fazendo nos últimos tempos.

E para sentir um ar fresco, e ainda comemorar nossos 25 anos de história, nada melhor do que viajar, estamos organizando nosso retorno para a Buenos Aires, Argentina: uma Expedição Cultural com uma delegação de 50 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e educadores no III Fórum Mundial de Direitos Humanos – 2023!

O Fórum  é um espaço de debate público sobre os direitos humanos no mundo, os principais avanços e desafios focados no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades, na promoção da equidade e na inclusão social.Será realizado de 20 a 24 de março de 2023, promovendo plenárias, debates e conferências com especialistas nacionais e internacionais sobre os temas da agenda de direitos humanos. Incluirá principalmente atividades realizadas integralmente por movimentos sociais, sociedade civil, organizações internacionais, organizações governamentais, acadêmicas, de pesquisa e afins, entre outros, para reflexão conjunta, troca de experiências, articulação, formação de redes e movimentos. O evento também prevê uma rica agenda cultural, na qual serão apresentados cinema, teatro, literatura, dança, música, artes plásticas, feiras de economia solidária, programas de rádio e TV.

Mas afinal de contas, o que o Camará vai fazer no Fórum??

Vamos apresentar três experiências:
1- ‘Um tanto Calunga: “aventuras e desventuras de crianças e adolescentes a partir de seu território’: minidocumentário narrando histórias de circulação de crianças e adolescentes, partindo de seu território de pertencimento para aventuras pela cidade.
2- Do Som, um Passo! Apresentação cultural que conduzirá o público participante a se envolver em um espetáculo de música, percussão e dança.
3- Redes em Foco: Enfrentamento às desigualdades educacionais no Município de São Vicente: Será apresentado o processo de construção de uma rede de organizações da sociedade civil e coletivos autônomos de crianças, adolescentes, jovens e mulheres para a pesquisa da situação de educação pública no município de São Vicente e a proposição de ações para o enfrentamento das desigualdades educacionais.

Viajar deve ser feito como Amir Klink ensinou: ”Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. (…) viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.” 

Mas para isso precisamos de um mínimo de organização, como a contratação de ônibus, hospedagem, materiais para as oficinas, documentação oficial de todos os participantes, alimentação entre outras coisas e para isso pedimos seu apoio!

Para possibilitar essa experiência, tem algumas coisas que você pode fazer:

  • Nos apoiar pela nossa vaquinha online clicando aqui: Benfeitoria – Eu preciso viajar!
    Você pode colaborar com qualquer valor a partir de R$10 através de pix, boleto ou cartão de crédito. Basta clicar no botão APOIAR ou DOAR

Informação importantíssima!! A cada R$10,00 doados, o ônibus leva um empurrãozinho de 184 metros! 

  • Apoio de divulgação: Você pode divulgar nossa campanha em suas redes pessoais e institucionais. Você também pode compartilhar nossas postagens nas redes sociais! Dá uma conferida no nosso Instagram: @camara.calunga
  • Você ainda pode apoiar diretamente o Camará pela Agência 1263-7 Conta Corrente 19748-3 do Banco do Brasil e código Pix  013991238234


Quer ajudar de outro jeito? Escreva para
camara.calunga@gmail.com e vamos conversar!

Não tá confiando que damos conta? Veja só algumas das viagens que o Camará já fez para eventos similares:

– 2003 Fórum Social Mundial- Porto Alegre/ RS- Brasil;
– 2005  Fórum Social Mundial- Porto Alegre/ RS- Brasil;
– 2008 III Congresso Mundial de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes- Rio de Janeiro/RJ- Brasil;
– 2009 Fórum Social Mundial- Belém/ PA- Brasil;
– 2012 Encontro Paulista de Juventudes e Meio Ambiente (ESPAJUMA)- Presidente Alves/ Brasil;
– 2013 I Fórum Mundial de Direitos Humanos- Brasília/ DF- Brasil;
– 2014 Fórum Social Temático- Educação- Porto Alegre/ RS- Brasil;
– 2014 Fórum Regional de Educação Popular em Saúde(FREPOP)- Lagarto/ SE- Brasil;
– 2017 Seminário Juventudes Brasileiras (JUBRA)- Fortaleza/ CE- Brasil;
– 2018 8º Congresso Latino Americano de Ciências Sociais e I Fórum Mundial de Pensamento Crítico – Buenos Aires/ Argentina 

Vem, nos dê a mão,
Nós precisamos de você nesse cordão! 

×