O Bloco Carnavalesco EURECA – Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente – é um movimento popular com o objetivo de fortalecer a luta das crianças e jovens pela garantia dos direitos humanos por meio de um processo permanente de formação crítica com crianças, jovens e adultos e mobilização social, resgatando o sentido histórico dos movimentos e práticas coletivas e emancipatórias com a participação política de crianças e jovens, disseminando os fundamentos do Estatuto da Criança e do Adolescente e fomentando o Sistema de Garantia de Direitos em todos os municípios envolvidos, a partir de Organizações da Sociedade civil, Serviços Públicos, coletivos e movimentos sociais.

​O bloco sai às ruas desde 1992 na cidade de São Bernardo do Campo, 2006 na cidade de São Vicente, litoral de São Paulo e 2012 na região de Sapopemba, Zona Leste da cidade de São Paulo.

O ponto de partida é um encontro entre a Rede EURECA para construir a agenda de organização das manifestações, escolha do tema e definir as comissões de trabalho: estrutura, samba-enredo, comunicação e formação dos componentes do bloco.

Em 2020, o tema escolhido foi “Como vocês se atrevem? Apagar minha história, limitar minha memória, massacrar nossa nação”. Para fundamentar o enredo, foi adotado como texto base o artigo “Como vocês se atrevem? – Greta Thunberg e Ágatha Félix: as infâncias morrem junto com as democracias” da jornalista Eliane Brum, que pode ser acessado em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/09/26/opinion/1569507094_579592.html

Em 2021 e 2022, devido a pandemia de COVID-19, o tema é ”Eu preciso Respirar! Entre pandemias e desgoverno, a luta é o nosso oxigênio!”. Para saber mais, acesse nossa Carta aos camaradas – EURECA Litoral 2022 em: https://camaracalunga.com/carta-aos-camaradas-eureca-litoral-2022/

×