A chegada da Covid-19 alterou profundamente as formas de relacionamentos e interação humanas. A necessidade de isolamento, além do aspecto de saúde mental, trouxe dificuldades concretas de sobrevivência para as famílias em situação de vulnerabilidade nos territórios. Até mesmo a segurança alimentar dessas famílias foi ameaçada diante de um cenário tão duro quanto inesperado.
Diante disso, o Instituto Camará Calunga, a partir de iniciativa de seus participantes, se organizaram para oferecer apoio as famílias de seus territórios. O processo incluiu parcerias como o Mesa Brasil, do Sesc, que oferece semanalmente doação de alimentos que são repassados às famílias. Outras organizações e pessoas também ofereceram apoio nesse processo inicial.
Uma equipe de mulheres participantes dos grupos articulados pelo Camará tomou a frente para organizar o recebimento, higienização e encaminhamento das doações. Elas participaram de um curso de Práticas Culinárias, totalmente online, promovido por professores do curso de Nutrição da Unifesp – Universidade Federal de São Paulo.
Uma nova etapa deste projeto inclui o acompanhamento das famílias apoiadas. A ideia é que essas pessoas se organizem de forma coletiva, identificando meios e possibilidades de melhorar as condições de vida de todas e todos os participantes.
Comentários